O FIM DO MANTRA E O NOVO PORTAL CCT

Automatize o envio de MASTER/HOUSE ao novo Portal CCT da Receita Federal

Plataforma de envio e gestão de transmissão de mensagens ao Portal CCT; com segurança, confiabilidade e eficiência a sua empresa de agenciamento de cargas ou cia. aérea.

O NOVO PORTAL CCT

Sua empresa de agenciamento de cargas está preparada para
o Novo Processo de Importação?

ANTES DO CCT

Sistema antigo que apresenta dificuldades de modernização e agilidade

O MANTRA (Sistema Integrado da Gerência do Manifesto, do Trânsito e do Armazenamento) foi criado em 1994, tendo por objetivo de controle de cargas aéreas procedentes do exterior e de cargas em trânsito pelo território aduaneiro. A carga procedente do exterior deve ser informada, no MANTRA, pelo transportador ou desconsolidador de carga, previamente à chegada do veículo transportador, mediante registro. As funções do MANTRA serão incorporadas pelo Módulo de Controle de Carga e Trânsito (CCT).

Dificuldades enfrentadas pelo uso do MANTRA

Informações não confiáveis inseridas manualmente

Indisponibilidade de sistema com necessidade de intervenção manual

Não há relatórios e gerenciais estruturados e adequados

Impossibilidade de entrega da carga antes do fechamento do termo de entrada

CCT

Mais eficiência dos processos e redução de tempo de liberação das cargas

O novo sistema de Controle de Carga e Trânsito CCT Importação – Modal Aéreo integrará os sistemas Cias. Aéreas e Agentes de Cargas ao Portal Único do Comércio Exterior, em substituição ao MANTRA. A prestação de informações antecipadas, de forma eletrônica e conforme padrão internacional adotado pela IATA aumentará a eficiência do processo e consequente redução do tempo de liberação da carga aérea na importação, a partir da sua chegada no Brasil.

O CCT trará uma mudança de cultura dos intervenientes

Adoção de Padrão internacional IATA Cargo-XML

Informações compartimentalizadas conforme agente logístico pela etapa do fluxo (manifesto da viagem, vinculação master/house), enviadas de forma aleatória

Processamento antecipado de mensagens e eliminação do "TC"

O QUE É O PORTAL CCT?

Portal de processamento antecipado de mensagens das cargas de importação aérea

Novo sistema de controle de carga e trânsito na importação do Portal Único do Comércio Exterior

Substituição do Mantra na manifestação de viagens e cargas

Controle aduaneiro com foco no processamento antecipado e maior agilidade da logística de cargas

Adoção do padrão XML IATA para manifestação de viagens e cargas

Alexandre Zambrano - Receita Federal

“Mudança de cultura dos intervenientes com o: "Registro e processamento antecipado das informações da carga" em comparação ao modelo anterior onde os controles de fronteiras são feitos após a chegada da carga no país"

BENEFÍCIOS DA SOLUÇÃO iData CCT

A iData é sua parceira de tecnologia para desconsolidação de cargas no Portal CCT

  • Painel de gestão de processamento de mensagens no Portal CCT

  • Envio automático de mensagens via API oficial com a Receita Federal

  • Acompanhamento do status das mensagens enviadas e disparos por email

  • Inclusão manual de Mensagens (HOUSE e Master) manual, e-mail ou API

  • Retificações ilimitadas das mensagens até 4 horas antes da chegada do voo

  • Validação reforçada dos dados a serem enviados à Receita Federal

A iData é sua parceira de tecnologia no COMEX!

RETORNO SOBRE O INVESTIMENTO

Mas e o ROI disso para a minha empresa?

CENÁRIO ATUAL ​

Atualmente os Agentes de Cargas na importação aérea não conseguem gerar profit nas operações do Mantra

CENÁRIO FUTURO​ ​

Com o CCT os Agentes incluem uma taxa de repasse (Delivery Fee) de USD 50 em média para a desconsolidação da carga no MANTRA.

  • Volume: 50 HAWB/mês
  • Taxa: USD 5/mensagem | Multa: BRL 5.000 (carga não manifestada)
  • Venda: 50*50 = USD 2.500 | Custo 50*5*2 = USD 500
  • Profit da Operação = USD 2.000 por mês | USD 24.000 por ano
  • Profit da Operação = BRL 10.000 por mês | BRL 120.000 por ano

ROI (Retorno sobre Investimento) da Operação ​

BRL 120.000 ​

considerando 1 AWB = 1 HAWB

Com a palavra, nossos clientes:

A iData Software desenvolve soluções tecnológicas para o comércio exterior (COMEX) desde 2005, nosso sistema de comércio exterior está presentente em todo o Brasil junto aos principais Agentes de Cargas, despachantes aduaneiros e setores de importação e exportação da indústria.

  • Iniciamos em 2010 a implantação e consolidamos em 2011, ou seja há mais de 10 anos o sistema da iData que é o iData 360, a Tradeway tem um histórico de buscar agilidade nos processos de logística e o sistema além disto traz confiabilidade, antes do iData 360 usamos um sistema muito conhecido do mercado de SP, e como em qualquer mudança houve resistência, mas eu como gestora entendia que precisávamos de um sistema que integrasse toda a empresa, para ter uma visão global e não apenas modular. Na época da implantação como todo o sistema ele não possuía tudo que precisávamos, e a parceria da iData foi fundamental para customizarmos as nossas necessidades, entendemos que o sistema deve estar em constante evolução e neste ponto o time da iData nos atende plenamente.

    Nara Bernieri

    Gerente Comercial Tradeway Consultoria - Porto Alegre/RS

  • A iData Software é nossa parceira desde o início de suas operações, momento em que buscamos soluções mais efetivas para as nossas demandas de TI, que agregassem valor ao nosso negócio. Ao longo de mais de uma década, a nossa cooperação tem sido bem sucedida e, atualmente, contamos com um sistema amigável e confiável, que integra todas as áreas e processos de nossa empresa. Além de apoiar as nossas operações, assegurando mais eficiência e produtividade, o iData 360 tem sido nosso aliado na ampliação do market share, tendo em vista os recursos disponibilizados aos nossos clientes. Dentre as características mais competitivas do iData 360, destacamos o nível de aderência e customização, a integração e otimização de processos, além da disponibilidade da equipe de suporte.

    Leandro Berti

    Diretor Comercial Commander Logística Internacional - Novo Hamburgo / RS

  • Após muitos anos utilizando um sistema desenvolvido internamente, identificamos a necessidade de um sistema que integrasse todas as áreas da empresa, além de precisarmos de uma interação maior com o Siscomex. A partir da identificação dessa demanda, visando uma maior produtividade, fomos apresentados à iData, que acertadamente nos demonstrou conhecimento das particularidades nas áreas de despacho de exportação e importação, bem como a integração operacional à área administrativa/contábil, o que nos possibilitou a eliminação do retrabalho, maior assertividade e com isso aumento da produtividade operacional. Estamos satisfeitos com a escolha desse importante parceiro, que presta todo o apoio técnico, sempre que necessário.

    Cristina Nunes

    Diretora Financeira Ocean Express - Novo Hamburgo / RS

  • O sistema chegou no momento que estávamos buscando trocar ora vigente, para um que além desembaraço aduaneiro, gerenciasse toda a logística internacional, e desde a implantação sempre sempre foi evoluindo, eles possuem um time de suporte de fácil acesso e opções de customização para os clientes, sendo que muito usam os dados do sistema para extrair informações e montar seus próprios relatórios. Conseguimos melhorar nosso gerenciamento financeiro e comercial, além dos follow-ups, ferramenta fundamental para quem como nós atendemos toda a cadeia do comércio exterior.

    Daniel Carmona Chiaratti

    Diretor Time Log | Grupo Nelson Heusi - Itajaí / SC

  • Possuíamos um sistema sem estrutura, pouco intuitivo e que não integrava as áreas da empresa com poucos e ineficientes relatórios. E após a implantação do iData 360 da iData possuímos um sistema integrado com a Receita Federal e todos os órgãos anuentes, que integra a empresa inteira e nos trás inúmeros relatórios (eficientes e personalizados, intuitivo de fácil utilização) e que não é dividido por módulos, um sistema único com pagamento mensal recorrente e não por usuário . O sistema é customizável com suporte ágil.

    Luís Ferro

    Sócio Diretor da Fermac Cargo

  • Trabalhamos há praticamente 15 anos com iDATA e o sistema nos atende plenamente na gestão de nossos processos de exportação e importação integrado à gestão financeira e contábil. É um sistema ágil e intuitivo que contempla todos os segmentos das operações se mostrando sempre atualizado diante das inovações do mercado.

    Fabiane Dietrich

    Managing Director da Premium International Freight Agency

RECURSOS IDATA CCT

O futuro é agora!

  • iData CCT

    Portal CCT Web 24 / 7 / 365

    Plataforma web centralizada para promover a troca de mensagens/informações entre os intervenientes do comércio exterior, através do portal de serviços e e de distribuição de conteúdo: via API ou via manual.

  • iData CCT

    Múltiplos tipos de envio de mensagem

    O módulo iData 360 – CCT processará 6 tipos de mensagens: 1.XML Flight Manifest – FFM 2.XML Waybill – FWB 3.XML House Waybill – FZB 4.XML House Manifest – FHL 5.IATA Cargo-IMP Waybill – CIMP 6.iData 360 Excel Cargo – XLS

  • iData CCT

    Segurança da transmissão da mensagem

    A Receita Federal responsável pela coleta dos dados, não disponibilizará uma interface / software cliente para entrada de dados, e cada responsável portanto deverá enviar os dados ao Portal Único por API.

  • iData CCT

    Entrada manual de dados de Carga no Portal

    Manifestação da desconsolidação de cargas aéreas diretamente via Portal iData CCT, seja você um Agente da Cargas ou Cia. Aérea.

  • iData CCT

    Know-how sobre o formato IATA Cargo-XML

    Garantir a alta qualidade da mensagem é fundamental para evitar erros e consequências operacionais e financeiras.

  • iData CCT

    Software as a Service (SaaS)

    Garantir o funcionamento com alta disponibilidade e recuperação de desastre do sistema, com o armazenamento no serviço de Cloud Microsoft Azure: • Conjunto de múltiplas Virtual Machines • Baixa resposta de latência de rede com localização local dos servidores • SLA 99,95% • Suporte 24×7

  • iData CCT

    E-mails de retorno de sucesso e fracasso (SaaS)

    Principais Erros: • Formato incorreto do arquivo • Dados inválidos ou não preenchidos • Fora do horário de acordo com a legislação. Inclusão de mensagens manuais por Formulário • Edição das mensagens enviadas para correções direto no Portal

Preencha o formulário abaixo e um de nossos especialistas irá entrar em contato